Cadeira portuguesa: o peso da tradição

A cadeira portuguesa está no imaginário de todos como a cadeira metálica dos terraços do país. Apresentando um desempenho fantástico e com proporções perfeitas é, ainda hoje, considerada a rainha absoluta das esplanadas, fazendo já parte da identidade nacional.

Criada por Gonçalo Rodrigues dos Santos e pelo Mestre Serafim, em meados dos anos 50, a cadeira portuguesa tornou-se uma obra-prima também conhecida por Cadeira Portuguesa.

Inspirou toda uma geração de jovens arquitetos e designers. Construiu uma reputação lendária suportada pela sua robustez, empilhamento adequado às intempéries e uso profissional diário. Tornou-se um ícone do design nacional e conta hoje com uma família composta por mais peças prontas a dar seguimento ao seu legado.

A qualidade e a resistência melhoradas, tornam a Bicachair um modelo intemporal colecionável

A Bica

O nome Bica remete-nos à forma de beber café na altura em que o chá imperava. O café, sendo uma bebida amarga, não agradava a toda a gente. Reza a história que “BICA” não era outro nome para o café, mas sim uma sigla para a informação que era dada ao cliente: “Beba Isto Com Açúcar”.

Relançada em 2020, a Bicachair abre caminho para que este icónico design possa fazer parte das nossas vidas, de uma forma mais íntima e intensa, sem nunca esquecer o modelo original de Gonçalo Rodrigues dos Santos. Com materiais de altíssima qualidade, e um poderoso acabamento, está mais bonita, mais elegante e perfeitamente adaptada à vida que nos rodeia. A impressionante atenção dada aos pormenores e aos materiais escolhidos fazem da cadeira portuguesa moderna um modelo de cortar a respiração.

O papel de uma cadeira na indústria profissional

A BICAchair tem sido uma opção versátil, usada em esplanadas por todo o país, mas também em hotéis de luxo e espaços profissionais como é exemplo a sede da UBER, da MICROSOFT, da WPP, entre outros. Também já garantiu a sua presença no Museu de Design de Lisboa (MUDE), como um símbolo da Cultura Portuguesa.

Pelo facto de ser uma peça muito ligada à indústria profissional, a sua venda estava muito limitada. Agora nasce com uma qualidade e resistência melhoradas, tornando-se um modelo intemporal e até colecionável, capaz de acumular histórias e experiências de geração em geração.

Numa tentativa de reinventar a cadeira perfeita, a nova versão da BICAchair conta com modernos incrementos tecnológicos e avançadas técnicas de acabamento. Mantém-se a tradição no processo de produção dos artesãos e avança-se na modernidade do design de interiores.

A Bicachair irá oferecer um serviço que torna as peças acessíveis ao público através de plataformas online, proporcionando aos nossos clientes soluções pensadas para diferentes estilos. Temos um apoio de excelência e damos o devido acompanhamento, que vai desde a fase de pré-venda e produção até à garantia vitalícia que oferecemos nas estruturas das nossas peças.

Pretendemos promover momentos de partilha e continuar o legado da cadeira portuguesa, levando-a para dentro de casa.

Das esplanadas portuguesas para o design de interiores

Reinventada, a todos os níveis, a Bicachair aspira a ser mais do que uma marca de mobiliário. O que pretendemos é promover momentos de partilha e continuar o legado da cadeira portuguesa, levando-a para dentro de casa, adaptando-a ao design de interiores.

A cadeira portuguesa está repleta de seguidores apaixonados e orgulhosos que desempenharam um papel fundamental para manter a sua alma viva, durante tantas décadas. A Bicachair não perde as raízes humanas e tradicionais do modelo original. Surge sim, com características modernas que a transportam para espaços interiores e com capacidade para funcionar em ambientes de luxo.

A adaptação da antiga cadeira portuguesa metálica maximiza o seu potencial e conforto, ao mesmo tempo que eleva o seu reconhecimento e valorização. Nasce, assim, uma nova cadeira, mas com vários anos de história.

Mestre Serafim, O último Guardião da cadeira que faz parte da identidade nacional.

Mestre Serafim, memória viva da arte portuguesa

O mestre Serafim começou o seu ofício como artesão sob a alçada do lendário Gonçalo Rodrigues dos Santos, criador daquela que viria a ser conhecida com a “cadeira portuguesa”.

Com apenas treze anos, Serafim deu início à arte que viria a ser a sua vida. De todas as criações que fez ao lado do seu mentor, destaca-se uma cadeira premiada no final dos anos 60, mas idealizada muitos anos antes. Nesta altura, Serafim era o braço direito e guardador dos segredos de Gonçalo Rodrigues dos Santos.
 O mestre Serafim, tal como Gonçalo Rodrigues dos Santos, deixa de estar incógnito e passa a fazer parte da História deste icon pela mão de Alexandre Caldas trazendo vida nova à cadeira que é ainda parte da identidade nacional, presente em quase todas as esplanadas do país.

Hoje, com 83 anos, o Mestre Serafim faz parte da história deste ícone incontornável do design português em mobiliário. E é com orgulho que o vê renascer.

Um rebrand de excelência

Mais do que uma simples marca

A Bicachair tem sido uma opção versátil, usada em esplanadas por todo o país desde em hotéis de luxo , espaços profissionais e ambientes particulares. Também já garantiu a sua presença no Museu de Design de Lisboa (MUDE), como um símbolo da Cultura Portuguesa . O Rebrand da Bicachair, aspira a ser mais do que uma simples marca, mas sim uma referência de excelência.

Queremos continuar o seu legado reinventado a cadeira para o interior, trazendo para dentro das nossas casas o espírito de bem-estar e convívio tão característico das esplanadas portuguesas . Pelo facto de ter sido até então uma peça muito ligada a industria profissional a sua venda estava muito limitada ao público. A Bicachair irá oferecer um serviço que torna as nossas peças acessíveis ao público através de plataformas on-line, proporcionando aos nossos clientes soluções pensadas para diferentes estilos. Com um serviço de excelência que passa pelo apoio ao cliente e pelo acompanhamento nas várias fases do pré-venda a Bicachair está consigo ao longo de todo o processo, desde a sua produção, à garantia vitalícia que oferecemos nas estruturas das nossas peças.

No fundo, a Bicachair tem como propósito, elevar esta peça de design Português a um nível internacional e torná-la disponível e colecionável a qualquer pessoa, sem nunca esquecer a nossa responsabilidade social e ambiental.